Quem somos


A Comuna do Arvoredo - ou o CASAREDO - é uma comunidade urbana que compreende 4 casas, onde moram umas 25 pessoas (ninguém sabe, na real, quantas...).  Está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, sendo que 3 das casas são tombadas pelo Patrimônio Histórico por representarem o estilo arquitetônico do tempo em foram construídas, na década de 1920.

Algumas pessoas perguntam "por que comunidade e não república?" A gente explica: é que na comunidade compartilhamos não só o teto, mas também princípios, filosofias, espiritualidade, práticas, dificuldades, alegrias, trabalho, cuidados, entre MUITAS outras coisas. Uma das principais características dessa comunidade urbana é a inspiração ecológica de nossas práticas, que incluem alimentação, gestão dos resíduos, consumo consciente e muitas conexões com os mundos rural e natural. 

Mas a comunidade não começou com 4 casas... a primeira a ser "ocupada" foi o CASARÃO do Arvoredo. Em 2008, um dos ativistas da ONG socioambientalista InGá - um dos coletivos que funcionam na comunidade - teve a ideia de morar junto com a ONG. Depois de muito trabalho para encontrar o imóvel, as pessoas e os coletivos, nasceu o Casarão.

Após dois anos, o Casarão enxameou para duas casas para a direita, de forma que, em julho de 2010, nasceu o CASARINHO. Nesse momento, a Casa do meio se incorporou ao sentimento de comunidade. Alguns meses depois foi a hora da casa depois do Casarão se abrir para a experiência de compartilhar vidas. Atualmente as casas se comunicam pelos fundos onde existe uma "floresta" que sustenta o barranco, sendo um espaço verde que concentra a passarinhada do Centro. 

Além do InGá, outros coletivos vivenciam a comunidade: no Casarão, o CasaTierra - grupo que trabalha com Agroecologia, Permacultura e Comunicação - está desde o começo no Garajão. Desde o início, funciona no Casarão, a cargo de um de seus moradores, um consultório e um curso de astrologia - Astrologia para o Autoconhecimento.  Outro dos moradores do Casarão realiza periodicamente  Cursos de Desenvolvimento Humano e Criatividade. 

Desde 2010, a Malta de Guris e Gurias de Rua Bê-a-Bá de Angola - uma escola de capoeira de angola e samba de raiz tem convido conosco. Desde àquele ano, nos encontramos para entonar Cantos de Mantras. Em 2011, começaram a ocorrer aulas de Yoga no nosso salão, assim como aulas de Chi Kung. O grupo de teatro POVO DA RUA - teatrodegrupo também se reúne e realiza ensaios e encontros na sala Coletiva, sendo que um dos atores mora no Casaredo. Além disso, o Coletivo Coisas da Terra - ligado à alimentação ecológica e à agrobiodiversidade -  também está presente e está construindo aqui (nesse caso, no Casarinho) a sua trajetória.