sexta-feira, 15 de março de 2013

Equinócio no CaSaredo







19 de março 


Vivência de Dança Tribal

das 10 às 12 horas .

Com duração de duas horas, esta vivência irá proporcionar o contato com alguns conceitos básicos deste estilo de dança por meio da prática de movimentos, exercícios de expressão corporal e visualização de imagens.
A Dança Tribal é um estilo de dança recente que consiste na fusão da Dança do Ventre com outros estilos de dança e expressões artísticas. Neste contexto, a interlocução com outros estilos visa o enriquecimento simbólico e estético desta dança, que se caracteriza por explorar poéticas do feminino. É importante ressaltar neste momento a fundamental característica da dança tribal de questionar e transcender expressões estereotipadas do feminino construídas em nossa sociedade, buscando trabalhar por meio da consciência corporal, a conexão corpo – mente – espírito – ambiente, para expressar intenções através dos movimentos, como ponto de partida para a construção de uma dança arrebatadora diante de seus atributos inatos de força, encanto e magia.
Para participar, venha vestida com roupa confortável, que permita liberdade de movimentação e contato com o solo.

Facilitadora: Estela Santos
Mais informações: estelasanarte@yahoo.com.br


19h 30min.

Palestra: O poder criativo - o caminho do guerreiro, da criança, do palhaço e do mestre.Com Marcos de Castilhos

Mais informações: marcosdecastilhos@gmail.com – (51) 98139146

O foco do curso é despertar o potencial criativo, os talentos individuais e as habilidades humanas.
Com recursos da arte do teatro, arte da dança, arte da música, e juntos e em grupo,
vamos integrar os aspectos físico, emocional e intelectual, motivando para o exercício pleno
da VIDA CRIATIVA!
Um curso para pessoas arteiras que acreditam na vida e na natureza abundante da existencia!


21 de março 
19h 30min.

Palestra: Paganismo, Mitologia e Astrologia.  

Com Daniel Machado


 O Paganismo é seguramente a manifestação religiosa mais antiga da humanidade. Nasceu de uma espécie de “participação mística” do ser humano com o mundo ao seu redor derivada do encantamento e arrebatamento dos seres humanos face às manifestações da natureza, ainda absolutamente incompreensíveis para a condição intelectual dos “homo sapiens” deste momento.
A Astrologia e a Mitologia são filhas diretas do Paganismo. A Astrologia ocidental como conhecemos e a Mitologia grega são irmãs, derivadas da organização particular que determinada cultura deu aos padrões arquetípicos do inconsciente coletivo da humanidade, presentes na organização inconsciente de todo e qualquer ser humano, descritos por C.G. Jung e presentes em toda sua obra.
Levando em conta a origem em comum, Astrologia e Mitologia possuem uma linguagem descritiva e representativa em comum: os deuses com suas características e manifestações particulares. No entanto possuem pressupostos e objetivos distintos, enquanto que na Mitologia observamos, acima de tudo, representações do inconsciente coletivo da humanidade projetadas na forma de representações externalizadas de modo que o ser humano pudesse perceber o seu inconsciente manifestado, a Astrologia é, de certa forma, um embrião das ciências naturais ao tentar entender e prever eventos futuros ao observar e relacionar eventos do mundo natural.
Esta palestra, em homenagem ao equinócio que marca o início do ano astrológico, além de falar sobre o equinócio como uma fase de um ciclo maior e a importância destes ciclos naturais para a organização e sobrevivência de seres humanos, pretende mostrar que estes ritmos, ciclos e padrões arquetípicos estão presentes tanto na natureza material (empírica) do mundo quanto na natureza imaterial (subjetiva ou inconsciente) dos seres humanos.



22 de março

das 19 ás 22horas.Abertura da exposição Jô da sucata

A exposição permanece nos dias 23 e 24 das 16 às 22horas


EXPOSIÇÃO – “BRINQUÊ-DO-LIXO”

 O termo sustentabilidade é largamente empregado na atualidade. Em todos os campos da atividade humana as ações precisam ser sustentáveis. 
Conscientizar as pessoas acerca dessa necessidade, no entanto, constitui o grande desafio dos  governos e da sociedade em geral. Com relação ao lixo doméstico, é flagrante a urgência de que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de separação dos materiais para reaproveitamento.
Todos precisam despertar para o fato de que o ciclo de vida de um produto não termina com o simples descarte em lixeiras, e que cada um deve ser responsável pelo que consome e por aquilo que o seu consumo produz.
Para compreender os conceitos de reaproveitamento e reciclagem é importante reciclar o conceito de lixo, deixando para traz sua visão como algo somente sujo e inútil, e é exatamente sobre esse conceito que se pretende refletir a partir das criações artísticas apresentadas na BRINQUÊ-DO-LIXO que surge nesse contexto propondo a arte de transformar criativamente aquilo que é descartável.
Ao apresentar brinquedos decorativos e recreativos produzidos a partir de sucatas domésticas, de produtos que a maioria das pessoas conhece e consome, dentro de uma perspectiva totalmente diferente e atrativa, promove-se a reflexão sobre: ‘o que é lixo?’.

Sobre a artista:
JOCELAINE MACHADO, Jô da Sucata, é artista popular e desenvolve trabalho com sucatas, principalmente brinquedos, desde 2009.
Além de visualmente divertido e comunicativo, o trabalho é uma ação artístico-educativa que envolve os espectadores e os ‘produtores’ da matéria-prima para as obras: rede de pessoas que destinam suas sucatas domésticas para as criações.
Realiza a divulgação do trabalho através de exposições e também oficinas para crianças e adultos.


23 de março
  

Brechó traÇas, adeuS! e feira de trocas 

a partir das 14h na calçada do casaredo

A ideia é reunir aquelas coisas que estão juntando traças em casa e trocar geral! As possibilidades são inúmeras:  troca, compra, venda, doação, exposição... Roupas, livros, Cds, revistas, gravuras...Tudo que puder circular! O que importa é mexer na energia e aproveitar a chegada do outono para renovar a vida \O/

Quem quiser expor sua produção para a venda também é mega convidado :)

Teremos estrutura para a exposição e pedimos que no final do evento a galera leve de volta o que não trocou para evitar a superlotação do espaço 

informações no email tracas.adeus@gmail.com


Oficina: Práticas em agricultura urbana – A gente é o que a gente come!

Data: Sábado - 23 de março
Local: Sede do InGá e pátio dos Casarões
Facilitadores: Vicente, Gustavo e Mateus da Silva
Horário: das 15 às 18hs

Desde 2008 que o pátio da comunidade do arvoredo é tocado e investigado por membr@s do InGá e por morador@s da comunidade. Um típico pátio sombreado do centro histórico de Porto Alegre, onde Orelhas de Elefante tomavam conta aos pés de uma Senhora Figueira – a asiática Ficus microcarpa. Desde lá muita agricultura rolou. E conhecimento acumulou. Quais as técnicas usadas e os desafios encontrados? Como produzir terra para suas plantas? Como ter as plantas companheir@s na sua volta dentro da cidade? Participe!

Conteúdos:
- Alternativas à produção de terra em casa;
- Banco de sementes e Produção de mudas;
- Uso de composteira doméstica;
- Estudos de ensolação na cidade;
- Plantas interessantes de cultivar na cidade (nativas e exóticas):
alimentícias, condimentares, ornamentais, medicinais e que atraem aves.

Vagas: 8
Inscrições e informações: mateusray@hotmail.com
Custo: contribuição espontânea:
(se chover será cancelado)


24 de março

Oficina: Feitios Caseiros - das 14 às 18h 30min

Facilitadoras: Livia Braga e Andhiara Soares
Mais informações: liviabt@predialnet.com.br


Sarau no Casarinho

Sarau temático de início de ciclo
A partir das 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário